PREFEITO ANUNCIA ABERTURA DA QUARTA BIC
Durante solenidade na manhã desta terça-feira, 30, o prefeito Francisco José Júnior confirmou a abertura da quarta Base Integrada Cidadã em Mossoró. O novo equipamento de segurança pública funcionará no bairro Barrocas e será inaugurado no dia 6 de janeiro, como extensão da unidade que está em atividade há mais de um ano no bairro Santo Antônio. O governador eleito e diplomado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e a nova secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social,Kalina Leite Gonçalves, prestigiarão a inauguração.
O anúncio foi feito durante a confraternização natalina dos policiais atuantes nas BICs, que aconteceu hoje na unidade em funcionamento do bairro Abolição IV. O prefeito foi um dos homenageados com o Diploma de Mérito Profissional, oferecido pelo comando da Polícia Militar.A comenda foi dada também aos policiais que atuam nesses equipamentos, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade mossoroense.
A homenagem ao prefeito foi feita pelas mãos do tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes Ferreira, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar. Ao receber a comenda, o chefe do executivo municipal agradeceu e garantiu que sua gestão continuará empenhada na segurança das famílias mossoroenses, a fim de diminuir os índices de criminalidade.
“Mais importante do que receber essa homenagem é merecer ganhá-la. E eu sei que todos vocês merecem, pela dedicação feita à comunidade de Mossoró. As famílias são gratas por este trabalho que serve de referência para outras cidades. Os resultados estão acontecendo. Aqui nos Abolições, depois que a BIC foi aberta, os índices de assaltos diminuíram 90%. No Santo Antônio a redução foi de 70% e no Sumaré tenho certeza que vamos alcançar também bons resultados”, relatou Francisco José Júnior.
As Bases Integradas Cidadãs começaram a ser instaladas na cidade de Mossoró em agosto de 2013, no bairro Santo Antônio. Em sua gestão, o prefeito Francisco José Júnior garantiu a ampliação dos serviços com as aberturas de novas unidades, no Abolição IV e Sumaré, essa última com inauguração no início de dezembro deste ano, além da unidade do Barrocas que será aberta no próximo dia 6 de janeiro.
A estimativa da Polícia Militar é que as três BICs hoje atendem diretamente cerca de 150 mil pessoas em Mossoró, o que corresponde a 60% da população da cidade, abrangendo as áreas dos bairros Santo Antônio, Santa Helena, Paredões, Wilson Rosado, Abolições, Redenção, Resistência, Santa Delmira, Sumaré, Planalto, Liberdade e adjacências. Este método avançado de segurança pública conta atualmente com aprovação de 90% da população.
PREFEITURA FIRMA CONVÊNIO E APRIMORA SISTEMA DE SEGURANÇA
Melhorias no sistema de segurança pública para o cidadão. Este foi o principal objetivo do convênio assinado entre a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. É que esta parceria possibilitará ao Município a obtenção do acesso à Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.
A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista, que buscou a parceria em Brasília, comemora. “Esse convênio dinamizará os trabalhos de segurança no nosso município e aprimorará o serviço para o cidadão de forma significativa”, declara.
O acesso a este sistema possibilitará à Guarda Civil Municipal realizar consultas de pessoas procuradas pela Justiça com mandados de prisão em aberto, consultas de veículos de todo o Brasil que possuam queixa de roubo ou furto, e algum tipo de irregularidade. Tudo isso através do emprego de tecnologia e comunicação. Esse trabalho será realizado através do Centro de Controle da Guarda Civil Municipal, que realiza as atividades de atendimento e despacho de ocorrências e controle de viatura
O serviço será coordenado pela Gerência Executiva CISM – Centro Integrado de Segurança e Monitoramento, integrante da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, gerenciado pelo guarda civil municipal, Diego Fernandes Freire. Este avanço tecnológico foi aberto em âmbito nacional para todas as Guardas Municipais do Brasil que possuam as exigências mínimas requisitadas em sua estrutura organizacional.


Nenhum comentário:
Postar um comentário