Em Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, quando se fala em política logo se associa a um canteiro de "rosas". Existem rosas de todas as cores e forças políticas.
Historicamente, esse termo foi usado com a ex-prefeita e atual governadora Rosalba Ciarlini (a eterna rosa vermelha). Na trajetória política de Mossoró, surge a Rosa Branca. E nessa primeira análise, iremos falar sobre essa rosa, a rosa branca de Mossoró.
Maria de Fátima Rosado Nogueira (03/03/1953), mais conhecida por Fafá Rosado, é uma enfermeira e política, ex-prefeita do município de Mossoró. A primeira experiência na política foi no ano 2000, como candidata a prefeita de Mossoró pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo derrotada pela então prefeita Rosalba Ciarlini e onde obteve mais de 42.530 votos. Em 2004, já filiada ao Partido da Frente Liberal (PFL), se candidatou novamente e foi eleita com 57.904 votos.
No ano de 2008, após três anos de um mandato cheio de realizações e de um notório desenvolvimento da cidade de Mossoró, resultado da visão empreendedora da Prefeita Fafá Rosado, o povo aclamou, nas urnas, por dar continuidade à sua gestão, reelegendo-a com 65.329 votos, o que correspondeu a 53% dos votos válidos.
No dia 24/09/2013, filiou-se novamente ao PMDB e foi candidata a deputada federal do Rio Grande do Norte pela primeira vez, sendo derrotada nas eleições de outubro de 2014. Atualmente, exerce sua função de enfermeira do Hospital da Mulher em Mossoró.
Fafá Rosado foi uma das grandes forças políticas, ao lado de seu marido, o deputado Leonardo Nogueira, que apoiou o prefeito Francisco José Júnior nas eleições suplementares.
E em 2016, qual o caminho da Rosa Branca?
É notório que existe uma afinidade muito grande entre a ex-prefeita Fafá Rosado e o prefeito Francisco José Júnior. Estiveram separados nas eleições gerais de outubro passado por questões partidárias. Fafá Rosado foi uma das mais prejudicadas com o acordão político formado em torno do nome do deputado Henrique Alves para o governo do Estado. Inicialmente, o prefeito Francisco José Júnior trabalharia o nome de Fafá Rosado para a Câmara Federal, retribuindo o apoio irrestrito que recebeu nas eleições suplementares.
O PMDB partiu para a oposição ao prefeito Francisco Júnior, lançando o candidato a vice na chapa derrotada (vergonhosamente) nas eleições suplementares, e mesmo assim, a ex-prefeita (filiada ao PMDB) comprou a briga e apoiou o prefeito.
Hoje, o senador Garibaldi Filho (força maior do PMDB no estado), liberou o partido à apoiar e fazer parte da base governista do prefeito Francisco José. Isso nos mostra claramente a inclinação natural para às eleições de 2016.
Não tenho nenhuma dúvida que Fafá Rosado, Leonardo Nogueira e todo o PMDB estará de mãos dadas ao prefeito Francisco José Júnior no seu projeto de reeleição em 2016. E acrescento mais: pela representação política no legislativo mossoroense e pela força inquestionável da ex-prefeita Fafá, poderemos ter o candidato a vice prefeito saindo desse grupo.
Aguardemos e veremos a união política entre o "Cravo" e a "Rosa" Branca de Mossoró.

Nenhum comentário:
Postar um comentário