A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), iniciará na próxima terça-feira, 2, uma pesquisa de campo nas ruas de Mossoró para redimensionamento das linhas de ônibus coletivo. A expectativa é que em até dois meses a pesquisa seja finalizada para dar início a filtragem dos dados e o estudo do redimensionamento.
Uma equipe de estagiários irá ao campo entrevistar os moradores para saber sobre os destinos, de bairro a bairro, e que tipo de transporte é mais utilizado. A partir desses dados uma equipe da Semob irá filtrar os dados para dar início aos estudos para localizar os principais bairros que necessitam de novas linhas de ônibus, como também o aumento da frota para outros setores.
A pesquisa também abrigará a coleta de dados sobre a mobilidade urbana dos bairros. De acordo com o gerente de Transportes, Luiz Correa, todas as informações coletadas nas ruas servirão para também ajudar ao desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana. Além do redimensionamento das linhas de ônibus, a pesquisa também servirá de parâmetro para identificar as principais vias de acesso dos transportes coletivos e quais as mudanças necessárias para melhorias no fluxo.
O secretário da Mobilidade Urbana Charlejandro Rustayne, pede à população que colabore com a pesquisa. “Nossa expectativa é que a equipe percorra o maior número de ruas possíveis nesse período de dois meses, para isso, pedimos que as pessoas recebam as equipes em casa e responda a pesquisa”, disse.
SAÚDE
Junta Interventora da CSDR apresenta balanço de funcionamento
A junta interventora nomeada pela Justiça Federal para administrar a Casa de Saúde Dix Sept Rosado (CSDR) concedeu entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, 27, nas dependências da Casa. A diretoria destacou a importância da participação da Prefeitura no funcionamento da casa, já que sem ela, não seria possível à reabertura. É proveniente da participação do município na junta interventora o custeio dos médicos, manutenção dos alimentos e medicamentos.
Na oportunidade, a diretora interventora, Larizza Queiroz, fez um resumo dos resultados do funcionamento da casa desde a intervenção e aproveitou o momento para responder aos questionamentos. A Casa de Saúde reabriu com trinta leitos funcionando. Durante coletiva, Larizza destacou que até março, os leitos serão ampliados para 90, incluindo UTI Neonatal e UTI adulto. A neonatal tem previsão para ser aberta em dezembro, com oito leitos. Além disso, existem outras propostas de reestruturação previstas.
No balanço feito pela diretora ela apontou como positivo a satisfação dos funcionários da Casa de Saúde com o funcionamento e o empenho deles na execução de suas atividades. Antes da intervenção os salários estavam atrasados há mais de quatro meses e havia um montante de contas trabalhistas pendente.
O prefeito Francisco José Junior acompanhou a coletiva como convidado, junto com a Secretária de Saúde Leodise Cruz. Ele elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por parte da intervenção e reafirmou o compromisso do município com o funcionamento da unidade, considerando que se trata de uma das maiores maternidades da região.
OUVIDORIA
A Secretaria da Transparência e Relações Interinstitucionais, através da Ouvidoria Geral do Município, já disponibiliza na página eletrônica da Prefeitura de Mossoró (www.prefeiturademossoro.com.br) um espaço de consulta pública ao projeto de lei que estabelece ações de fomento e produção de espaços públicos culturais. O serviço entrou no ar na manhã desta sexta-feira, 28, e estará disponível para acesso da classe artística e sociedade em geral até a próxima terça-feira, 2 de dezembro.
O Ouvidor do Município, Fábio Bento Leite, explica que qualquer pessoa pode opinar sobre o projeto de lei, que será entregue na quarta-feira, 3 de dezembro, para apreciação da Câmara Municipal. “O sistema está disponível no site. Basta preencher os campos com os dados pessoais para identificação, avaliar o projeto de lei e dar sua opinião ou sugestão para que possamos fazer os devidos ajustes”, disse.
De acordo com o que já adiantou Fábio Bento, antes de ler o que está escrito no projeto de lei, é necessário que o internauta preencha os espaços com alguns dados, como nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do documento de identidade, e-mail, telefones de contato e endereço.
“É importante que a população participe e contribua para a formatação desse projeto de lei tão interessante para a cultura da nossa cidade. Queremos fazer um trabalho participativo e por isso temos que ouvir a população”, acrescentou o secretário de Transparência, Luís Antônio.
Assim que for encerrado o período de consulta pública, na próxima terça-feira, será emitido um relatório com as sugestões feitas pela população através do sistema disponibilizado hoje.
Este relatório será entregue ao prefeito Francisco José Júnior antes de seguir para apreciação da Câmara. No início de novembro, o prefeito de Mossoró já assegurava que o Prêmio Fomento, que apoia iniciativas em diversas áreas culturais, vai virar lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário