Com uma administração pautada na transparência e diálogo com os poderes, entidades e sociedade civil, o prefeito Francisco José Júnior tem conseguido avançar em diversos pontos, alguns deles históricos. Exatamente quando se completa um ano da atual administração à frente da Prefeitura de Mossoró, sendo 6 meses de interinidade e 6 meses como eleito, o prefeito se destaca em três pilares fundamentais do serviço público: Segurança, Saúde e Educação. A população agradece.
SEGURANÇA
PREFEITO INAUGURA BIC NO BAIRRO SUMARÉ
Foi instalada no bairro Sumaré, zona leste de Mossoró, a 3ª Base Integrada Cidadã (BIC) do município na noite desta segunda-feira, 8. A comunidade passará a contar agora com maior efeito de policiais militares e guardas civis municipais na prevenção e combate à violência. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Francisco José Júnior destacou a importância da instalação de mais uma BIC, a segunda de sua gestão. “Fico feliz em estar entregando mais uma BIC para os mossoroenses. Isso significa mais segurança para a zona leste de nossa cidade. Estatísticas comprovam que onde há um equipamento desse, índices de criminalidade caem”, comemorou.
A estrutura é montada com guardas civis, viaturas da Rocam, Romu e policiais militares, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Fica a cargo da GCM fazer a rota em espaços públicos para garantir a segurança, como praças, escolas, postos de saúde, além de ficar com efetivo permanente na estrutura administrativa da Base. Já a Polícia Militar, através da BIC, realiza o patrulhamento ostensivo e de prevenção na zona leste, especialmente nos bairros de Sumaré e Bom Jesus, beneficiando mais de 10 mil pessoas.
A secretária de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista, exalta a inauguração de mais uma BIC. “Os bairros de Santo Antônio e Abolições já contam com essa estrutura, que beneficia não só a população, mas também profissionais da guarda civil e polícia militar que podem ganhar renda extra através de diárias operacionais, além de garantir boas condições de trabalho. Queremos fazer muito mais na área social, no combate ao racismo, apoio à juventude e todos esses mecanismos que completam o trabalho da BIC”, frisou.
O coronel Alvibá Gomes, do 12º Batalhão de Polícia Militar, lembrou que o objetivo é o de que em 30 dias após a abertura da BIC, os crimes contra o patrimônio público caiam em 30%. “Dados da Polícia Militar comprovam que onde uma BIC é instalada há aumento de 65% no número de apreensões de drogas e armas de fogo, além de queda nos homicídios. É assim no Grande Santo Antônio e nas Abolições e será assim também no bairro Sumaré”, comemorou.
Moradora há mais de 15 anos do bairro Sumaré, a dona de casa Angelina Elvira comemora. “É muito bom [a instalação da BIC] porque nos garante mais segurança e tranquilidade”, disse. O local que passou a receber a BIC ganhou nova pintura, iluminação e adequações em sua estrutura interna para garantir o trabalho dos agentes de segurança pública.
Além de investimentos na Segurança Pública, a zona leste do município tem sido beneficiada com diversas obras do governo municipal. “Já realizamos a pavimentação de 18 ruas, ampliamos o Programa Saúde da Família, vamos reformar a Unidade Básica de Saúde do Liberdade e também construir uma quadra poliesportiva para a população”, anunciou o chefe do Executivo municipal, Francisco José Júnior.
Dados comprovam eficiência da BIC
Segundo dados da Polícia Militar do RN, onde foi instalado uma BIC (bairros de Santo Antônio e Abolições) houve um aumento de 65% no número de apreensões de armas de fogo, de drogas e de pessoas que praticam crimes, contribuindo para melhor sensação de segurança da população local.
As apreensões e detenções das áreas cobertas pela BIC correspondem em média a 30% de tudo que foi apreendido na cidade de Mossoró, no período contabilizado entre os meses de janeiro a novembro deste ano, como é o caso da recuperação de veículos produtos de furto ou roubo, com 27% das apreensões; armas de fogo, 28% do total. 29% das pessoas encaminhadas à Delegacia de Polícia por práticas de delitos diversos também têm origem nas áreas da BIC; 28% da apreensão de pedras de crack e, por fim, 87% de toda maconha apreendida na cidade teve origem nas áreas das BIC’s Santo Antônio e Abolição, comprovando o sucesso do programa.
Mais segurança
A partir do próximo ano, o município passará a contar com mais 100 guardas municipais para trabalhar em conjunto com a Polícia Militar na prevenção e combate à violência. Os chamados guardas alunos, que são as pessoas aprovadas no último concurso público realizado para a Guarda Civil Municipal, já estão no curso de formação, necessário para o início dos trabalhos na GCM. Logo após a conclusão deste curso, todos os alunos que forem aprovados serão chamados, de forma gradativa, para os trabalhos na GCM.
Além disso, a lei aprovada sancionada recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, que dá direito a Guarda Civil Municipal portar arma de fogo será cumprida no âmbito municipal já a partir do próximo ano.
SAÚDE
EQUIPES DO ESF ESTÃO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL
As equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) receberam na tarde desta segunda-feira, 8, o certificado do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde. A solenidade de entrega dos certificados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ocorreu na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, com a presença do prefeito Francisco José Junior e da secretária de saúde, Leodise Cruz.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, ao todo foram avaliadas pelo Ministério da Saúde 65 equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF). Destas, 55 receberam a placa.
No primeiro ciclo (2011/2012) somente 12 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estavam acima da média, ou seja, 37,5% e 62,5% estavam abaixo da média. No segundo ciclo foram 55 equipes do ESF e 53 da saúde bucal, destas, 10 (18,18%) estavam muito acima da media nacional, 45,46% corresponde a 25 unidades que estão na média nacional e apenas 20 (36,26%) ficaram abaixo da media. Ou seja, no primeiro ciclo a maioria ficou abaixo da média e no segundo acima.
O prefeito Francisco José Junior comemora o desempenho. “Os dados comprovam a melhoria na assistência prestada à população, melhoria nos indicadores de saúde e, consequentemente, uma atenção básica mais fortalecida e beneficiando diretamente a população mais carente” destacou o prefeito. Na oportunidade, ele reforçou o compromisso do município com a saúde pública e ressaltou que existem investimentos programados para melhorar cada vez mais a atenção básica em 2015.
O objetivo do PMAQ, programa de âmbito nacional, é incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde. Estiveram presentes na solenidade profissionais de diversas especialidades que compõe as equipes do ESF.
EDUCAÇÃO
REFORMAS EM ESCOLAS AMPLIAM VAGAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
O Prefeito de Mossoró, Francisco José Junior, acompanhado da Secretária Municipal da Educação, Iêda Chaves, visitou dois equipamentos da rede municipal de ensino que estão passando por obras de reforma e ampliação. As visitas aconteceram na Escola Municipal Nono Rosado e Escola Municipal Paulo Cavalcante.
A Escola Municipal Nono Rosado, localizada na Rua Alameda das Imburanas, no Conjunto Ulrick Graff, está passando por reformas e ampliações estruturais. A reforma que está sendo realizada obedece as normas físicas de acessibilidade e contemplará cozinha, banheiros, sala de informática, salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, mais duas salas de aula serão construídas.
Já a Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, localizada na Rua Celina Viana, no Bairro Sumaré, será ampliada com mais duas salas de aula, biblioteca e sala de AEE. A ampliação da escola também obedece as normas físicas de acessibilidade. As duas salas de aula que estão sendo construídas representa a ampliação de vagas para mais quatro turmas. Duas no matutino e duas no vespertino.
“Essa tarde foi dedicada a visitas e fiscalizações nessas reformas e ampliações. Estão sendo realizadas reforma geral nos prédios antigos, construção de novas salas, pavimentação, pintura, entre outras obras. O município está reformando e ampliando 18 escolas em Mossoró. Isso reflete a preocupação com dessa gestão com a educação do município”, destacou o prefeito”.
As obras de reforma e a ampliação dessas duas escolas ultrapassam o valor de 500 mil reais. “Na Escola Municipal Nono Rosado estamos investindo R$ 309.639,00 e na Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura o investimento é de R$ 237.881,00. São recursos oriundos do Governo Federal com contrapartida municipal. Devemos começar o Ano Letivo 2015 ampliando o número de vagas ofertadas pela rede municipal em decorrência dessas obras de reforma e ampliação”, afirmou Iêda Chaves.