quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

POLÍCIA MILITAR MOSTRA ESTATÍSTICAS OPERACIONAIS DAS BIC's


SOMENTE QUEM É CONTRA MOSSORÓ, SE COLOCA CONTRA AS BIC'S
Com a instalação das BIC's houve um aumento de 65% nas apreensões em armas de fogo, drogas e de pessoas que praticam crimes.
O Coronel Alvibar Gomes (Comandante do 2º BPM) emitiu um mapa estatístico da violência em Mossoró após a instalação das Bases Integradas Cidadãs (BIC's). O 2º BPM faz um levantamento detalhado e cria um ambiente de produção de conhecimento, demonstrado através do conjunto de intervenções de sucesso obtidos em cima de fatos delituosos, nas áreas onde se encontram instaladas as bases.
Com a instalação das BIC's, segundo informações divulgadas pelo 2° BPM, houve um aumento em torno de 65% de efetividade na apreensão de armas de fogo, drogas e de pessoas que praticam crimes, contribuindo para o aumento da sensação de segurança da população local. “A população passa a confiar mais na segurança, já que tem aonde recorrer”, destacou o coronel Alvibar Gomes, comandante do 2° BPM.
As apreensões e detenções realizadas pela PM nas áreas cobertas pela BIC corresponderam em média a 30% da totalidade do que foi apreendido pela Polícia Militar na cidade de Mossoró, no período contabilizado entre janeiro e novembro do corrente, como é o caso da recuperação de veículos produtos de furto ou roubo, com 27% das apreensões; armas de fogo, com 28% do total. 29% das pessoas encaminhadas a DP por prática de delitos diversos também tiveram origem nas áreas da BIC; 28% da apreensão de pedras crack e por fim, 87% de toda maconha apreendida na cidade teve origem as áreas das BIC's Santo Antônio e Abolição.
São utilizados em média 250 policiais militares/mês na BIC, através do emprego diário dos PM's que se encontram em seus horários ou dias de folgas regulamentares da atividade policial, permitindo ao policial além de contribuir ainda mais para a segurança pública do município, uma renda extra. “Essas ações são possíveis através de uma parceria entre a polícia, o poder público e a comunidade”, continuou Alvibar Gomes.
Segundo ele, foi realizada uma pesquisa qualitativa (ainda em fase de conclusão), entre os meses de agosto e setembro de 2014, na área da BIC Abolição e BIC Santo Antônio, com mais de 100 moradores em que 95% das pessoas declararam que perceberam um aumento significativo da atividade policial na área, e como respostas ao reforço no policiamento notaram que houve um reflexo no comércio local, que atualmente consegue fechar suas portas mais tarde, com a redução de 70% dos roubos a comércio na área da BIC Santo Antônio e 90% na área da BIC Abolição.
Também chamou a atenção o fato de que 80% dos entrevistados afirmaram que circulam mais a vontade pelas ruas dos bairros após a implantação da BIC. Outro fato importante revelado pelas estatísticas foi a redução de mais de 90% nos casos de violência escolar, com a intensificação do combate aos traficantes e consumidores de drogas.
“A resposta positiva e receptividade da população atendida pelo Projeto BIC só reforça o quanto importante é esse projeto para a redução da criminalidade, que comprovadamente provocou a redução do crime e a diminuição do medo social a tal ponto que esse projeto tornou-se um modelo seguido por vários municípios do Estado”, concluiu.
Nos próximos dias serão divulgados mais números relacionados às ocorrências em Mossoró.











Nenhum comentário:

Postar um comentário